Os preços são salgados ainda para os consumidores, mas a variedade de modelo e economia pode levar em conta na hora da escolha!
Confira a lista atualizada para junho de 2022:
1) iCar (R$ 139.990)
Autonomia: 282 km
Motor:45 kW (61 cv)
Para chegar ao mercado brasileiro, o iCar recebeu adaptações exclusivas na suspensão, além de adaptações no motor. O modelo tem bateria com capacidade total de 30,8 kWh, com sete estágios de regeneração de energia, e classificação IP67 em relação ao grau de proteção. Também possui motor com potência máxima de 45 kW (61 cv) e torque máximo de 15,3 kgf.m (150 Nm).
Entre as características estão painel de instrumentos digital com tela de 10,25”, bancos dianteiros com regulagem elétrica, monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera traseira e sensor de estacionamento, freios a disco e suspensão independente nas 4 rodas e air bag duplo frontal, além do controle de estabilidade e freio eletrônico AutoHold.
2) Renault Kwid E-Tech (R$ 146.990)
Autonomia: 265 km
Motor:48 kW (65 cv)
300 km de autonomia e aceleração
O Kwid E-tech chega ao Brasil importado da China, mas segundo a marca, passou pela devida tropicalização para atender as necessidades locais. O carro conta com suspensão elevada para sustentar a proposta (nem sempre realista) de ser um mini SUV urbano, além de um novo tratamento acústico. A fabricante divulgou velocidade máxima de 130 km/h e aceleração de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos - o que, convenhamos, quer dizer muito pouco, já que é uma métrica diferente da aceleração de 0 a 100 km/h normalmente divulgada pelas montadoras.
Conta com painel com funções multimídia, câmera de ré e sensor traseiro, seis airbags, porta-malas de 290 litros e condução com dois pedais. Em relação a autonomia, a promessa da marca é que uma carga da bateria é o suficiente para o carro percorrer 298 km em ciclo urbano e 265 km em ciclo misto.
Com a bateria é de 26,8KwH, é possível ter 190 km de autonomia com um reabastecimento de 40 minutos em um eletroposto de recarga rápida. Segundo a Renault, o veículo também pode ser carregado em uma tomada doméstica de tomada doméstica 20A aterrada, o que levaria 9 horas para os mesmos 190 km de autonomia
3) JAC E-JS1 (R$ 159.900)
Autonomia: 302 km
Motor: 30 kWh (62 cv)
A Jac promete que o E-JS1 é o elétrico mais econômico do Brasil, custando R$ 7 por cada quilômetro rodado. Este é o primeiro veículo a chegar ao Brasil como resultado da parceria entre a Jac e a Volkswagen, que adquiriu 50% da montadora chinesa em 2020. É um modelo compacto, voltado para deslocamentos urbanos, com direção suave e diferenciais como controles de estabilidade e tração.
4) JAC E-JS1 EXT (R$ 174.900)
Autonomia: 300 km
Motor: 30 kWh (62 cv)
Esta é a versão off-road do E-JS1. O motor é o mesmo, mas ele tem uma suspensão 50 mm mais alta, o que aconteceu devido à troca de molas, amortecedores, pneus de uso misto e rodas. Também é 1 cm mais alto que o JAC iEV20, seu antecessor, e carrega algumas diferenças estéticas: barras longitudinais no teto, novas rodas de liga leve (aro 14, com pneus de uso misto 175/70 R14) e faixa lateral decorativa, além da inscrição “E-JS1 EXT” na tampa traseira.
5) JAC iEV40 (R$ 189.900)
Autonomia: 300 km
Motor: 115 cv
O iEV40 é a opção de SUV da Jac, considerado a versão elétrica do T40. Se destaca pelo seu amplo espaço interno e pelo porta-malas de 430 litros. Vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge a velocidade máxima de 130 km/h. Conta com assistência para rampas, freios ABS com EBD, alerta sonoro para pedestres, sensor de estacionamento, central multimídia e outros benefícios. O alto torque garante uma aceleração rápida.
6) Renault Zoe E-Tech Intense (a partir de R$ 239.990)
Autonomia: 385 km
Motor: 135 cv
Este é um modelo que também estava na lista do ano passado, embora esteja mais caro agora, uma vez que a versão E-Tech Zen não está mais disponível. A versão 2022 do hatch traz faróis full LED com novo formato, para-choque dianteiro e grade redesenhados, lanternas em LED com luzes de seta dinâmicas e desenho inédito das rodas de 16”. A autonomia é o grande destaque do carro, apesar de ser menor que o anunciado caso o uso seja misto.
Traz de fábrica sensor de pontos cegos, sensor de chuva, câmera de ré, faróis com acendimento automático, controle de estabilidade, assistente de saída em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento na dianteira e traseira e quatro airbags.
7) Peugeot e-208 GT (R$ 241.990)
Autonomia: 340 km
Motor: 100 kW (136 cv)
A primeira opção 100% elétrica da Peugeot no Brasil é um hatch que chega para concorrer com o 500e e o Nissan Leaf. Apresenta painel de instrumentos digital com display de 10” , central multimídia com tela de 7”, faróis e lanternas full-LED, seis airbags, ar condicionado digital e automático, sensores de chuva e de luz, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, rodas de liga leve de 16” diamantadas, bancos e volante revestidos em couro, freio de estacionamento elétrico, frenagem automática de emergência, teto panorâmico, carregador wireless para smartphones e mais.
Quando foi lançado no Brasil em setembro de 2021, o Peugeot 208 e-GT custava R$ 244.900, mas depois teve o valor reajustado para R$ 265.990. Em maio deste ano, com a chegada da linha 2023, o modelo teve o preço reduzido para R$ 241.990.
8) Mini Cooper SE Exclusive (R$ 248.590)
Autonomia: 236 km
Motor: 184 cv
Produzido no Reino Unido, este carro é a versão elétrica do modelo compacto de três portas e é voltado ao deslocamento urbano. Possui itens de série como teto solar duplo, painel digital de 5”, central multimídia touchscreen com tela de 8,8”, ar-condicionado digital dual-zone, faróis Full LED adaptativos, rodas de 17”, câmera de ré e Apple CarPlay, entre outros mimos.
Está disponível em três versões (SE Exclusive, SE Top e SE Top Collection). No ano passado, o Exclusive era vendido por R$ 239.990, mas houve aumento este ano. A empresa espera que 60% do total das vendas no Brasil em 2022 de sejam elétricos.
9) Fiat 500e Icon (R$ 255.990)
Autonomia: 320 km
Motor: 118 cv
Este é o primeiro carro elétrico da Fiat no mundo. É um modelo subcompacto vendido em versão única, que chegou por aqui em 2021. Todos os itens são de série: sensor de chuva, câmera de ré, teto solar elétrico, faróis full LED automáticos (incluindo facho alto), luz de circulação diurna, lanternas de LED, central multimídia com tela de 10,25”, espelhos retrovisores internos com desembaçador, 6 airbags, carregador de smartphones por indução, e quadro de instrumentos digital com tela de 7”.
10) JAC EJS-4 (R$ 256.900)
Autonomia: 420 km
Motor: 150 cv
Por dentro, o JAC e-JS4 tem climatização em tela touchscreen, multimídia com tela de 10 polegadas, cluster digital e botão seletor de marcha, além de teto solar panorâmico e elétrico.
Com acabamento em couro, o JAC e-JS4 terá um pacote de equipamentos bem generoso, mas o destaque mesmo é a propulsão elétrica com motor de 150 cavalos e 34,5 kgfm.
Indo de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, o JAC e-JS4 apresenta bom desempenho e possui baterias de lítio de 63 kWh, que permitem autonomia de 420 km no modo NEDC, o que dá mais de 300 km de alcance real no ciclo WLTP. Segundo a JAC Motors, o custo de recarga (16 kWh) para 100 km de alcance é de R$ 9,00. Isso dá menos de R$ 38,00 para ter autonomia completa. Além disso, o custo de revisão até 60.000 é de apenas R$ 649,00.
Isso significa uma redução expressiva na manutenção a longo prazo, dado que os carros comuns geram adicionais entre R$ 3.000 e R$ 5.000 somente com as revisões comuns.
O JAC e-JS4 vem ainda com i-Pedal para regeneração de energia, que permite ampliar em até 20% a autonomia. A renovação do produto mantém, a linha de carros elétricos da JAC Motors no Brasil, agora novamente orientada com a China. Agora só resta o fastback elétrico derivado do Sihao E50A.
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